quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Características e Benefícios do Metódo Kumon

Enquanto estuda os materiais de Matemática, Português, Inglês ou Japonês, o aluno desenvolvevá várias habilidades.

Estudo Individualizado, o nosso diferencial!
O principal objetivo do Kumon é desenvolver a autonomia (independência) e o autodidatismo em seus alunos. Para realizar esse objetivo, contamos com um material didático auto-instrutivo e um sistema de ensino muito especial, o ensino individualizado.
O ensino individualizado é aquele em que cada aluno tem um programa de estudo desenvolvido especialmente para ele, de acordo com sua capacidade atual, com seu ritmo de aprendizagem e com as metas que quer atingir.
Esse programa de estudo independe da idade e da série escolar do aluno. Por isso, o sistema de ensino individualizado é adequado para todas as idades. É por essa razão que temos desde criança pré-escolares até adultos de terceira idade estudando pelo Kumon.
Além disso, tanto alunos com grande capacidade, quanto alunos com necessidades especiais podem estudar pelo Kumon. E cada um se desenvolverá de acordo com o próprio ritmo.

Ponto de partida, começando os estudos no Kumon
Ao chegar pela primeira vez à unidade, o aluno resolve um Teste Diagnóstico para determinar como estão seus conhecimentos e em que ponto do material didático deve começar.
O aluno começa estudando em um “ponto de partida fácil”, ou seja, a partir de conteúdos que domina e conhece. Isto lhe permite sentir o prazer de aprender e a ter autoconfiança.
Estudo diário - A prática traz a perfeição
Os alunos freqüentam a unidade duas vezes por semana e, para que possam avançar mais no material, recebem tarefas para fazer em casa nos outros dias. Essas tarefas são uma continuidade dos assuntos vistos na unidade e são resolvidas em 10 ou 15 minutos e têm conteúdos semelhantes aos que o aluno estuda na unidade.
Assim, com um mínimo de esforço consegue-se o máximo de resultado. E essa prática diária vai desenvolvendo pouco a pouco nos alunos o hábito de estudo e a disciplina.
Além disso, o aluno torna-se organizado à medida que administra as tarefas da escola e outras atividades do dia (esportes, outros cursos etc.).
Tempo para resolução - Estudo concentrado
Ao marcar o tempo, o aluno se concentra na resolução, assimilando muito bem o conteúdo, tornando o estudo eficaz. Estudando dessa forma, desenvolve concentração, rapidez e precisão.
Revisão
Para garantir a assimilação total, existem revisões do estudo. Assim, o aluno tem a chance de dominar completamente o assunto, avançando para o conteúdo seguinte com muita segurança e tranquilidade, sem deixar para trás defasagens ou falhas de entendimento.
Autocorreção
No momento de avaliar os exercícios, o orientador assinala a questão com erro e deixa que o aluno encontre o ponto incorreto, corrigindo-o por si só. A autocorreção no Kumon é uma oportunidade para o aluno aprender com os próprios erros e superar-se.
Estudo com Metas
No desenvolvimento da autonomia, uma parte importante é a capacidade de traçar metas e estabelecer caminhos para alcançá-las.
Para que os resultados sejam os mais eficazes, o aluno estuda com metas para alcançar a curto (diária), médio (mensal) e longo prazos (anual).
O acompanhamento das metas traçadas geram no aluno disciplina, organização e responsabilidade.
Avaliação Diária - Feedback
No Kumon, ao final de cada aula, o orientador realiza o feedback, ou seja, comunica ao aluno a avaliação da lição do dia e a previsão das lições até a próxima aula, explicando, por exemplo, a meta de tempo e acertos para que o aluno possa avançar para o próximo bloco, deixando claro para ele os critérios de avanço.
O feedback permite ao aluno participar ativamente do próprio desenvolvimento, aumentando a consciência e o seu comprometimento. Ele é indispensável no nosso trabalho de desenvolver uma orientação individualizada que respeita o potencial e as metas de cada aluno. Essa prática desenvolve no aluno a capacidade de auto-avaliação.
O feedback tornou-se uma diretriz mundial, desde 2004. Isso foi possível, devido aos resultados que os orientadores e alunos estavam tendo diante dessa comunicação constante nas unidades.
E, conforme ele vai vencendo cada barreira, adquire percepção sobre como avançar mais além. Algo que faz com que adquira autonomia e capacidade autodidata e, assim, se torne capaz de enfrentar desafios, procurando superá-los por si só.
Avançar além da série escolar
No Kumon, o aluno tem a oportunidade de se tornar “adiantado”, ou seja, estudar conteúdos que correspondem a níveis escolares superiores àquele em que se encontra.
De uma maneira natural e sem pressões, os alunos aproveitam seu potencial e se adiantam em seus estudos em relação à escola.
Assim, ao chegar ao Ensino Médio, estarão mais tranqüilos e poderão se dedicar a outras atividades e terão desenvolvido independência, segurança e organização.
Autodidatismo
O aluno aprende assuntos que não viu na escola valendo-se de tudo que já assimilou, da sua capacidade de raciocínio e observação, de dicas e exemplos no material, da sua autoconfiança e postura de enfrentar coisas novas. Ao invés de esperar passivamente que o novo assunto lhe seja ensinado, o aluno aprende a ter a iniciativa de conhecê-lo sozinho. Sabendo como aprender, não existirão limites para que o aluno se desenvolva sempre que quiser, em qualquer área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário